quarta-feira, 20 de abril de 2011

Doação de um machado de Bronze ao Museu

Ofertas de boas peças são sempre bem vindas para qualquer Museu. Sobre este exemplar em especial acho que estaria melhor no Museu Municipal de Penamacor, concelho em que o mesmo foi achado. Lembro que Penamacor tem um óptimo Museu, e lembro também a ida da lápide hebraica para Belmonte, essa sim deveria ficar em Castelo Branco pois pertencia à colecção do fundador. Mas quem faz a doação é livre de a fazer para onde entende.
Mesmo assim tenho a dar os parabéns ao Dr. Marcelo pelo acto e pelo civismo demonstrado. Não ficaria mal que a Câmara Municipal deposita-se no Museu da cidade os materiais arqueológicos que possui nos estaleiros, e que o Governo Civil transferi-se para o Museu o Dólio medieval que sempre pertenceu ao Museu, mas que nas andanças deste ficou para trás nas suas instalações. Que o exemplo do Dr. Manuel Lopes Marcelo dê frutos no futuro é o que desejamos e entretanto ficamos à espera do estudo do machado da Baságueda a cargo do nosso Amigo Pedro Salvado e de Silvina Silvério, que muito admiramos mas que não temos o gosto de conhecer.
Elementos e desenho rapinados daqui

Esta noite recebi o telefonema do Amigo Pedro Salvado comunicando-me que este machado que integra as colecções do Estado irá ser depositado no Museu Municipal de Penamacor na qualidade de depósito. Aplaude-se a medida.