terça-feira, 11 de agosto de 2009

Epigrafia romana


Em 1984 foi editado o catálogo da epigrafia romana do Museu, da autoria de José Manuel Garcia, Amigo que eu já não vejo há mais de vinte anos. Foi uma grande aventura este catálogo. Ainda não existiam computadores como hoje em dia, as revisões de provas eram grandes e enfadonhas, e entregues ao Director do Museu, Dr. António Salvado e a mim também. As imagens eram uma tortura, muita tesoura e acima de tudo paciência. Em suma é uma publicação que para mim, entendo também me pertencer de certa maneira. Perdoe-me o autor.

6 comentários:

Manuel Leitão disse...

Amigo Joaquim
Acompanhei a par e passo a elaboração deste catálogo, que por sinal tem bastantes lacunas e que nunca foram corrigidas. Essas lacunas são devidas, em parte, ao tempo que mediou entre a sua elaboração e a sua publicação, que foi enorme. A recensão bibliografia publicada na Revista “Conimbriga”, por Vasco Mantas ([Cf. recensão MANTAS, V. G. (1985) - Conimbriga. Coimbra. 24, p. 224-229], viria corrigir algumas dessas lacunas, ficando ainda outras por fazer. Seria importante a revisão desse catálogo, uma vez que novos dados foram surgindo ao longo dos anos.
Manuel Leitão

Anónimo disse...

Muito desse material foi já revisto por Aníbal Guerra no excelente artigo incluído no catálogo da exposição sobre a colecção arqeuológica organizada por Tavares Proença.

Anónimo disse...

Diz Manuel Leitão:«Acompanhei a par e passo a elaboração deste catálogo, que por sinal tem bastantes lacunas e que nunca foram corrigidas.» Bom remédio, preencha lá as lacunas.

Ainda vai a tempo, apesar das últimas revisões de autoria de Ana Sá Ana Marques de Sá, Civitas Igaeditanorum: Os Deuses e os Homens e a de Ana Paula Ramos Ferreira, Epigrafia funerária romana da Beira Interior : inovação ou continuidade?, há sempre alguma coisa a dizer de novo.




Já agora outra coisa que é também uma dúvida; esta obra, datada, pioneira, um dos elementos que mais contribuiram para a iluminação da epigrafia romana da região que o Museu centra, foi mesmo da autoria do Dr. José Manuel Garcia? É que com tantos acompanhamentos que a mesma, pelo lido, teve fique na dúvida.

Sobre algumas correcções GARCIA José Manuel (1991), Religiões Antigas de Portugal - Aditamentos e Observações às Religiões da Lusitânia, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Lisboa.

Anónimo disse...

Com tantos colaboradores, como é que a obra tem assim tantas lacunas? Só falta o Salvado(filho) dizer que também colaborou na obra.

Anónimo disse...

As 'colaborações' pessoais constam da página dos agradecimentos da obra. Por acaso, os nomes do Joaquim e do Pedro Salvado são referenciados.
Haja decoro.

Anónimo disse...

Sobre lacunas do catáçogo

http://epigrafia.blogspot.com/