quinta-feira, 30 de julho de 2009

O porquê deste Blog

A saudade e o profundo amor que tenho a esta Instituição são o factor principal para me lançar em mais um Blog. Quero repor a verdade sobre o Museu e assim contribuir para a sua história verdadeira e acabar com o branquemento a que e mesma tem sido sujeita há uns anos a esta parte. A colocação de posts não terá qualquer lógica temporal e futuramente espero contar com a colaboração de outros apaixonados. Quero contribuir para a reabilitação do Museu, do seu fundador e dos directores mais "esquecidos". Quero que o Museu rejuvenesça e que tome a popularidade e punjança do "antigamente", em que era efectivamente o motor cultural desta região. Hoje está no seu "cantinho". Quero sacudi-lo, quero vê-lo despertar, quero que os seus funcionários e ex-funcionários voltem a ter orgulho nele.
Sonhos? Talvez, mas vale a pena, sempre fazer algo pelo "meu" Museu.

5 comentários:

Manuel Leitão disse...

Amigo Batista
Felicito-te por este teu novo blog. Concordo contigo, o Museu FTPJ necessita de ser revitalizado, necessita das velhas glórias que teve no passado, que nós dois, assim como a cidade, tão bem conhecemos.
Recordar as suas actividades, os seus Directores, os seus funcionários, é não deixar morrer o que foi um símbolo da identidade cultural desta região.
O tempo passa, as mentalidades mudam, mas a história fica. Cabe a nós albicastrenses, perpetuar a memória de uma Instituição que tanto deu à nossa região.
Manuel Leitão

Joaquim Baptista disse...

Obrigado Manel, quando quiseres e puderes tens este espaço para colocares o que entenderes, se assim for da tua vontade

António Veríssimo disse...

Batista desculpa mas o comentário era para aqui ser colocado.

Batista.
Para quem como ali trabalhou cerca de trinta anos, só posso desejar-te muita e muita sorte nesta tua aventura… pois vais precisar dela às carradas.
Dizes tu… que queres que os seus funcionários e ex-funcionários voltem a ter orgulho nele?
Deixa que te diga que o museu não tem ex-funcionárias… pois quem ali trabalhou será sempre, (independentemente de não me sentir desejado quando lá vou actualmente) um trabalhador a tempo inteiro daquela grande instituição.
Quanto á reabilitação do nosso museu!.. tenho a impressão que vais pregar no deserto, pois tenho a sensação, (que me perdoem os Albicastrenses!.. se assim não for) estão de costas viradas, para não dizer outra coisa para o nosso museu.
Motivos deste virar de costas!.. ficam para outra ocasião.
Um abraço

Joaquim Baptista disse...

verissimo, o que disse ao Manel também se aplica a ti.

Um grande Abraço

Joaquim Baptista

museutétung. rssst disse...

O real e o virtual têm andado em braço de ferro.
É bom não esquecer que o museu serve para lembrar real ou virtualmente o que não deve ser esquecido, sendo também certo que é nele que realmente se pode sentir algo que ainda não se consegue sentir virtualmente. Dar um passo neste sentido, é ir ao encontro do futuro através do passado presentemente...